A Academia das Musas” [na foto], de José Luis Guerin, é o primeiro filme de um ciclo temático que arranca a 15 de Fevereiro no Espaço Nimas, em Lisboa.

Intitulado “Género e Identidade”, o ciclo propõe 12 filmes e debates ao longo cinco meses, em sessões quinzenais, sempre às quartas-feiras, pelas 19h00, informou a produtora e distribuidora Leopardo Filmes.

Christophe Honoré, Rainer Werner Fassbinder, Pedro Almodóvar ou Wong Kar-Wai são alguns dos realizadores escolhidos.

“Exibiremos obras clássicas e contemporâneas que funcionam como exemplos transgressores em relação aos códigos e costumes dominantes nas suas épocas”, lê-se no comunicado de imprensa.

A projecção de cada filme é seguida de debate. Serão convidados “investigadores e críticos de cinema, especialistas em Estudos de Género, escritores, artistas e outros”.

Na primeira sessão, a 15 de Fevereiro, o filme de José Luis Guerin será debatido por Clara Rowland (professora de Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Elisabete Marques (académica na área da literatura), sendo moderador Luís Mendonça (autor do site de cinema À Pala de Walsh).

Ainda não são conhecidos os restantes convidados para os debates, mas a programação completa dos filmes foi divulgada. Está repartida por quatro temas:

  1. “(Re)definições de Feminino”
    – “A Academia das Musas“, de José Luis Guerin – 15 de Fevereiro,
    – “Asas“, de Larisa Sheptiko – 1 de Março,
    – “Minha Mãe“, de Christophe Honoré – 15 de Março.
  2. “Subjugação e Violência”
    – “Wanda”, de Barbara Loden – 29 de Março,
    – “O Círculo”, de Jafar Panahi – 12 de Abril,
    – “Martha”, de Rainer Werner Fassbinder – 26 de Abril.
  3. “Women Power”
    – “O Diabo é uma Mulher”, de Josef von Sternberg – 10 de Maio,
    – “Uma Mulher para Dois”, de Ernst Lubitsch – 24 de Maio,
    – “Quando uma Mulher sobre as Escadas“, de Mikio Naruse – 7 de Junho.
  4. “Queer & Transgénero”
    – “Tudo sobre a Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar – 21 de Junho,
    – “Felizes Juntos“, de Wong Kar-Wai – 5 de Julho,
    – “Uma nova Amiga”, de François Ozon – 19 de Julho.

O ciclo é organizado pelas produtoras Leopardo Filmes e Media Filmes e pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A programação tem curadoria de Bruno Marques, Luís Mendonça, Mariana Gaspar e Sabrina D. Marques. O bilhete de cada sessão custa quatro euros.

Bruno Horta

Advertisements